Passo a passo – Montando uma bicicleta motorizada com o kit Bicimoto 4 tempos

Este é o passo a passo da montagem de minha bicicleta motorizada equipada com o motor de 4T da Bicimoto.

Primeiro a compra e a entrega: Tudo correu 100%, após a confirmação do pagamento a Bicimoto colocou o kit do motor 4T no correio e imediatamente me passou um e-mail com o código de rastreamento. Isso ocorreu dia 01/06/2010 lá pelas 18hrs…

Acompanhem o rastreamento:

Data Local Situação
02/06/2011 17:33 CEE NITEROI – NITEROI/RJ Entregue
02/06/2011 11:15 CEE NITEROI – NITEROI/RJ Saiu para entrega
02/06/2011 03:13 CTE BENFICA – RIO DE JANEIRO/RJ Encaminhado
Encaminhado para CEE NITEROI – NITEROI/RJ
01/06/2011 18:27 ACF VIA PARQUE TER – RIO DE JANEIRO /RJ Encaminhado
Encaminhado para CTE BENFICA – RIO DE JANEIRO/RJ
01/06/2011 17:04 ACF VIA PARQUE TER – RIO DE JANEIRO /RJ Postagem – DH
Postagem depois da hora
01/06/2011 17:04 ACF VIA PARQUE TER – RIO DE JANEIRO /RJ Postado

Ou seja o kit do motor 4T Bicimoto foi postado no Via Parque da Barra da Tijuca às 17h04m do dia 01/06/2010 e eu recebi a caixa do kit em casa 24h29m após a postagem…

Como o kit vem acondicionado (já sem o isopor de proteção)…

Kit Motor 4 Tempos na caixa- Bicimoto

Kit Motor Bicimoto

A bicicleta modelo Praiana aro 26 vermelho metálico ainda na loja…

Bicicleta para motor Bicimoto 4 Tempos

Bicicleta para motor Bicimoto 4 Tempos

Este é o conteúdo do saco Tool Kit que acompanha o motor 4T Bicimoto com todos os parafusos, porcas, arruelas, arruelas de pressão, mangueiras, torneira de combustível, kit de instalação da coroa de 44 dentes, chave de vela etc que acompanham o kit…

Peças do Kit Motor Bicimoto 4 Tempos

Peças do Kit Motor Bicimoto 4 Tempos

O primeiro passo é instalar a bandeja de suporte do motor. O procedimento é muito fácil já que a bandeja é regulável e permite a instalação em quadros over sized (como esta Praiana) ou bicicletas com quadro comum…

Bandeja de suporte para motor Bicimoto

Bandeja de suporte para motor Bicimoto

Muito importante é verificar o correto alinhamento da bandeja de suporte do motor em relação ao quadro. Por isso apenas a braçadeira de trás está colocada…

Bandeja de suporte para motor instalada

Bandeja de suporte para motor instalada

Depois de verificar o alinhamento da bandeja de suporte do motor é hora de apertar os parafusos fixando-a firmemente no lugar e retirar a roda traseira para a instalação da coroa de 44 dentes

Instalação da coroa de 44 dentes

Instalação da coroa de 44 dentes

O processo de instalação é simples e requer apenas 2 chaves de 10mm e uns 15 minutos de trabalho. Pelo lado de fora entra uma das borrachas, a coroa e os 9 parafusos de 10mm, pelo lado de dentro dos raios a segunda borracha, as 3 meias luas de fixação e por fim as porcas auto blocantes. O aperto dos parafusos deve ser gradual e intercalado para que a coroa fique corretamente alinhada…

Roda da coroa de 44 dentes

Roda da coroa de 44 dentes

A roda já com a coroa de 44 dentes volta para o lugar e então o esticador de corrente deve ser instalado…

Roda com a coroa de 44 dentes

Roda com a coroa de 44 dentes

Agora é hora de dedicar um tempo ao motor Bicimoto. Já que ele sai de fábrica sem óleo lubrificante é necessário colocar 250Ml de óleo 10W30 no cárter, este procedimento é mais fácil com o motor ainda fora do quadro. No meu caso optei pelo óleo Motul, mas qualquer outro com a mesma especificação 10W30 pode ser usado. O bujão do cárter é a peça preta e redonda que aparece ao lado do filtro de ar…

Lubrificante para Motor Bicimoto

Lubrificante para Motor Bicimoto

Com o motor devidamente abastecido de óleo é hora de colocá-lo na bandeja de suporte alinhando o pinhão do motor com a coroa de 44 dentes da roda traseira, este alinhamento é inicial e visa facilitar a montagem da corrente mas pode ser alterado a qualquer momento pois a bandeja permite a movimentação lateral do motor…

Instalação do Motor 4 Tempos Bicimoto

Instalação do Motor 4 Tempos Bicimoto

Neste momento eu coloquei os 4 parafusos allen que acompanham o kit do motor 4T Bicimoto e fixam o motor à bandeja sem apertá-los totalmente pois poderia ser necessário alinhar melhor o pinhão e a coroa na hora de instalar a corrente. Basta apertá-los com a mão para que o motor não caia.  A instalação da corrente de transmissão é simples já que ela tem um elo que pode ser aberto. Uma vez instalada basta utilizar a regulagem da própria roda traseira e também do esticador de corrente e da roldana para deixá-la esticada…

Motor Bicimoto 4 Tempos instalado

Motor Bicimoto 4 Tempos instalado

Com a corrente devidamente instalada parti para a instalação do tanque de combustível e do cano de descarga… O tanque é fixado ao quadro por duas braçadeiras e 4 porcas. Cuidado para não apertar demais as porcas pois os parafusos podem se desprender do tanque causando vazamento de combustível. Lembre-se de colocar as braçadeiras de fixação sob o cabo de freio traseiro que passa por baixo do tanque para não comprometer o funcionamento do freio traseiro…

Instalação Tanque Bicimoto

Instalação Tanque Bicimoto

Com o tanque de combustível e o cano de descarga devidamente instalados, instalei a torneira de combustível, a linha de combustível com o filtro (opcional), fechei a torneira colocando-a com a haste voltada para cima e abasteci o tanque com 1,5 litros de gasolina comum (não se deve usar gasolina Aditivada ou Podium nestes motores). Em seguida abri a torneira e verifiquei se haviam vazamentos como estava tudo em ordem instalei o cabo do acelerador passando-o por baixo do tanque de combustível…

Instalação da torneira de combustível

Instalação da torneira de combustível

O próximo passo foi instalar a braçadeira de suporte do cano de descarga, ela é muito importante pois além de diminuir as vibrações do motor evita que todo o peso fique sobre os dois parafusos de fixação no cabeçote do motor. Verifiquei também o aperto dos parafusos das braçadeiras da bandeja de suporte do motor e dei o aperto final nos quatro parafusos allen que fixam o motor à bandeja com uma chave de 5mm. É muito importante não esquecer de apertar estes parafusos de fixação…

Braçadeira de suporte do cano de descarga

Braçadeira de suporte do cano de descarga

Comecei então a instalar os acessórios que escolhi. Farol de led e convencional que será ligado a um dínamo, luz de posicionamento de led, velocímetro digital com 14 funções, paralamas de aço inoxidável, banco Royal Gel…

Acessórios para Bicimoto

Acessórios para Bicimoto

Neste momento com tudo verificado e devidamente instalado abri a torneira de combustível (basta colocar a haste voltada para baixo), acionei o afogador que pode ser visto em destaque na foto abaixo e puxei a “cordinha” na verdade o pull start e na segunda tentativa o motor funcionou redondinho tuc tuc tuc tuc. Recomendo que o freio do manete esquerdo seja acionado quando da primeira partida para evitar que a bicicleta motorizada saia andando.

Motor Bicimoto 4 Tempos Funcionando

Motor Bicimoto 4 Tempos Funcionando

Deixei o motor Bicimoto funcionando por alguns minutos até que alcançasse temperatura ideal de funcionamento e desativei o afogador retornando-o para a esquerda. Assim com uma chave philips pude regular a marcha lenta (estava um pouquinho acelerada) no parafuso que está em destaque na foto abaixo. Para a esquerda desacelera e para a direita acelera…

Regulando Motor 4 tempos Bicimoto

Regulando Motor 4 tempos Bicimoto

Para completar a montagem instalei o bagageiro e conclui a montagem. Tempo gasto na montagem 3h30m.

Bicicleta Motorizada Bicimoto Montada

Bicicleta Motorizada Bicimoto Montada

Aí sai para a primeira volta…

Gostei muito da embreagem centrífuga, do excelente torque do motor e acima de tudo o quão suave é o seu funcionamento. Foi um breve passeio de uns 7Km pelo bairro mas o suficiente para perceber que este kit de 4T da Bicimoto cumpre o que promete… Vem completo, é fácil de instalar e não requer ferramentas ou habilidades especiais. Em breve um vídeo com minha Bicimoto 4T em ação

 

Sobre Bicimoto

Empresa ligada ao que existe de melhor no mundo das bicicletas motorizadas. Conheça: Loja Bicimoto | Facebook | Twitter

Comentários

Qual sua opinião?

*

Faça seu comentário: