Quer comprar bicicleta motorizada com motor 4 tempos?

Muitos nos perguntam como funciona um motor de bicicleta, e outros utilizam suas bicicletas motorizadas sem saber o que ocorre por dentro do motor.

Para tirar as dúvidas e até mesmo ajudar na decisão de compra de uma bicicleta motorizada, nós da Bicimoto resolvemos ouvir nossos experientes mecânicos e explicar como funciona um motor 4 tempos de uma bicicleta motorizada.

motor 4 tempos para bicicletas funciona produzindo explosões dentro das câmaras de combustão. São necessárias quatro etapas ou ciclos de variação do movimento dos pistões, até que um novo processo completo se inicie novamente. Por isso, são chamados de 4 tempos.

Acompanhe cada um dos “quatro tempos” do motor da sua bike motorizada:

  • Admissão
  • Compressão
  • Combustão
  • Escape

Admissão – A válvula de admissão abre e libera a entrada da mistura (Ar+Combustível) dentro do cilindro através da inércia, e o pistão nesse momento desce e vai para o PMI (Ponto Máximo Inferior). O Virabrequim efetua meia volta durante este tempo

Compressão – A válvula de Admissão se fecha e o pistão começa a subir comprimindo a mistura até o PMS (Ponto Máximo Superior) após ele chegar no PMS a vela dispara a faísca e ocorre a combustão (explosão da mistura). O Virabrequim executa outra meia-volta, executando a primeira volta completa (360º).

Combustão - Na hora da combustão o pistão desce novamente para o PMI. O Virabrequim efetua outra meia volta (540º).

Escape – No escape, o pistão sobe novamente e a válvula de escape se abre e todos os gases que estão dentro da câmara de combustão (local que fica comprimida a mistura) vai embora por essa válvula que sai no escapamento. O Virabrequim efetua outra meia volta, completando 720º desde o início do processo.

Como vimos, justamente porque o pistão realiza quatro tempos (Admissão, Compressão, Combustão e Escape) para somente então iniciar um novo ciclo completo, é que se dá a motores desta categoria o nome: Motor Quatro Tempos.

É importante saber que nos motores quatro tempos, somente no tempo de Combustão que se produz energia mecânica, enquanto que os outros três tempos são passivos e consomem energia.

Os motores de dois tempos são mais eficientes neste aspecto, justamente porque esta relação é de 50%, ou seja, um tempo ativo e outro passivo, mas este é um assunto que já falamos no post.

Veja o vídeo explicativo do funcionamento de um motor 4 tempos

Espero que nossa informação tenha sido útil, faça bom proveito do seu motor 4 tempos em sua bicicleta motorizada. Não deixe de dar uma passada na nossa loja virtual Bicimoto para conhecer os melhores motores e preços do mercado.

Por Renilson Leite

Sobre Bicimoto

Empresa ligada ao que existe de melhor no mundo das bicicletas motorizadas. Conheça: Loja Bicimoto | Facebook | Twitter

Comentários

Leia Também:

Qual sua opinião?

*

Faça seu comentário: